12.8.21

Aşure - Pudim de Noé

 O Monte Ararate (em turco: Ağrı Dağı) é a montanha mais alta da Turquia moderna e diz a Bíblia que foi lá que a Arca de Noé encalhou após o dilúvio. 


Aqui na Turquia, cenário desta passagem bíblica, reza a lenda que logo após o dilúvio pegaram-se todos os mantimentos que restaram na arca: grãos, frutas secas, nozes... colocaram tudo em um panelão e fizeram um doce para comemorar. Este doce é conhecido aqui na Turquia como Aşure (leia áshure), mas alguns conhecem como "Pudim de Noé".

É tradição aqui na Turquia os turcos todos os anos prepararem o doce e distribuirem aos vizinhos, familiares e amigos.

Ontem a vizinha me trouxe um doce e eu compartilhei no meu instagram (@mundodadanicasa) e muitas pessoas me pediram a receita! Eu nunca fiz por que todos os anos eu ganho da minha sogra e das vizinhas. Nos mercados eles vendem pacotinhos de preparo pronto que é só levar ao fogo com água para engrossar, veja só como encontramos esses pacotinhos no mercado:



Mas, procurei a receita e quero compartilhar aqui com você. Dizem que é o doce mais antigo DO MUNDO!!! 

Vamos a receita? Esta receita é para 15 porções, aqui eles cozinham em grandes porções pois como eu disse, eles distribuem para vizinhos e amigos mas você pode reduzir as quantidades, ok?


AŞURE - (Pudim de Noé)

Ingredientes:

3 copos de trigo em grão 
Meio copo de arroz
1 copo de grão de bico
1 copo de feijão
200 gramas de uva passa
200 gramas de damasco seco
1 copo de avelãs
4 copos de açúcar
Pitada de sal
Água quente

Sugestão para enfeitar o doce na hora de servir: avelãs, sementes de groselha, nozes, sementes de romã, canela.


Modo de preparo:
Deixe os grãos em tigelas separadas de molho na noite anterior ao preparo. Cozinhe o grão de bico e o feijão em panelas separadas até ficarem macios. Lave o trigo e cozinhe por 10 minutos. Coe, cozinhe novamente por mais 10 minutos e coe novamente. Por fim, adicione 3 litros de água e cozinhe novamente por mais 50 minutos. Enquanto isso, coloque os damascos secos e as uvas passas de molho em água quente. Quando o trigo amolecer adicione o feijão e o grão de bico. Pique os damascos em pequenos cubos e leve para a panela junto com as uvas passas e o arroz. Adicione o sal, o açúcar, as avelãs e cozinhe por mais 15 minutos.  A medida que tudo ferve na penala, a água pode reduzir bastante, vá adicionando água quente aos poucos. Quando atingir a consistência de creme tire do fogão e já distribua em tigelas individuais para o consumo.

Enfeite e está pronto para o consumo! Pode ser servido quente, frio ou gelado. Eu particularmente prefiro geladinho!

Percebe-se que é trabalhoso, mas é um doce bem gostoso. Bom, eu amo!

Se fizer aí na sua casa não esqueça de me marcar lá no instagram!

Afiyet Olsun! Bom apetite!

Um comentário:

  1. Muito obrigada por compartilhar essa receita. Me pareceu um misto de cereais, (feijão é branco?) que com certeza na época tinha fartura. Vou fazer bem reduzida, claro. Beijo e muita saúde e amor na sua vida.

    ResponderExcluir