6.11.18

Pekmez

Você sabe o que é Pekmez?


Melaço (do turco: Pekmez).

Pekmez é um melaço. Uma espécie de marmelada que faz parte da cultura da Anatolia. Bastante consumido na Turquia especialmente nos fartos cafés da manhã. 
Existe no mercado alguns sabores do melaço: Üzüm Pekmezi (Melaço de Uva), Dut Pekmezi (Melaço de Amora), Pancar Pekmezi (Melaço de Beterraba), Kuşburnu Pekmezi (Melaço de Rosa Mosqueta), Keçiboynuzu Pekmezi (Melaço de Alfarroba), entre diversos outros.

Os melaços tem uma série de benefícios para a saude clinicamente comprovados, ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes. Um dos principais benefícios é a fonte de ferro, sendo muito benéfico para  pessoas diagnosticadas com anemia.

Rica fonte de calcio, potassio e magnesio. Fonte natural de energia, benéfico para atletas e para o crescimento de crianças.

Com a chegada do inverno frio, uma das maneiras de preparar o sistema imunológico é consumir Pekmez, remédio natural para auxiliar no combate aos resfriados e gripes.

O açúcar é absorvido diretamente na corrente sanguínea sem necessidade de digestão, o que resulta em ótima fonte de energia. (Diabéticos devem evitar o consumo).

No Pekmez de Alfarroba (originário da região do Mediterrâneo) encontra-se potassio, calcio, fosforo, sodio, magnesio e ferro. 

Misturado em água morna é consumido como tônico, ótimo para pessoas fracas ou doentes. 

Também é utilizado por gestantes após o nascimento do bebê para dar energia e auxiliar a restaurar os níveis de sangue.

Você já experimentou o Pekmez? Conta aqui nos comentários!




Parte das informações desta postagem são do site DailySabah

Um comentário:

  1. Oi Dani, vc ai da qer saber à respeito das borboletinhas na sua cozinha, melhor nos alimentos ?

    ResponderExcluir