21.3.18

Etli Nohut - Grão-de-bico com carne

Hoje vou te ensinar uma receitinha simples e MUITO saborosa da culinária turca: Etli Nohut (Grão-de-bico com carne).

Aqui em casa somos apenas eu e meu marido. Eu prefiro fazer em quantidade maior e congelo em porções. Desta forma sempre temos uma comidinha prontinha no freezer para aqueles dias de correria ou de preguiça. :) Mas você pode adaptar a quantidade que vai cozinhar, de acordo com sua necessidade. 

Anota ai a receitinha:  

Grão-de-bico (usei meio kilo)
Carne cortada em cubinhos (usei 400 gramas)
Tomate (usei um) 
Domates Salçası (massa de tomate) usei 1 colher de sopa

Os temperos são a gosto. Eu usei:
Cebola 
Alho
Cheiro verde (salsinha e cebolinha) 
Sal 

Modo de preparo:

O grão-de-bico demora para cozinhar, então para acelerar um pouco o cozimento é interessante deixar de molho na noite anterior do cozimento. Eu cozinhei meio em cima da hora, deixei de molho por aproximadamente 3 horas. 

Refoguei a cebola e esperei ela dar uma murchada. Adicionei o alho e a carne e refoguei até a carne ficar douradinha.



Piquei os tomates e adicionei na panela com 1 colher de sopa de Domates Salçası (Massa de Tomate)





Misturei bem, adicionei sal e um pouquinho de cheiro verde e agua para o cozimento. Tampei a panela e cozinhei na pressão em fogo médio por aproximadamente 40 minutos. 



E este foi o resultado. Ficou muito bom!! Delicioso!! Para servir ao meu marido turco, salpiquei um pouco de Pul Biber (Páprica). os turcos costumam comer desta forma, e com um pãozinho para acompanhar. :)
Se tiver arroz, ele costuma ser servido em outro pratinho a parte.  

Afiyet Olsun!
Bom Apetite!


Se você tem vontade de aprender alguma receita especifica da culinária turca entre em CONTATO comigo que farei uma postagem ou um video te ensinando! 

Beijos e até a próxima!

2 comentários:

  1. Dani, amei sua receita turca. Vou fazer depois te envio mensagem se deu certo. Obrigada por essa dica. Ando mesmo atrás de receitas mais saudáveis. Achei essa ótima. Bjs

    ResponderExcluir
  2. O legal da história é que são ingredientes fáceis e a receita não é complicada! Obrigada Dani!! Ah, quero tentar fazer aquela berinjela que vc postou em seu vídeo. Bjs

    ResponderExcluir