12.10.17

Você sabe o que é o Aşure?

Judeus e cristãos acreditam que após o dilúvio a arca de Noé parou no alto do então submerso Monte Ararat, na Turquia. Assim está escrito no Gênesis, primeiro livro da Bíblia. Quando as águas baixaram, o patriarca deixou a embarcação e ofereceu um sacrifício a Deus pelo fim da inundação que puniu a iniquidade humana. A seguir, na condição de primeiro homem a receber orientação para comer carne, Noé teria preparado um assado que saboreou e ofereceu aos familiares com os quais tinha enfrentado os 40 dias e 40 noites de chuvas torrenciais, junto de um casal de cada espécie de animal.

Os turcos, que hoje professam majoritariamente o islamismo, acrescentam uma história apetitosa a esse relato. Afirmam que Noé e familiares também improvisaram um doce para comemorar o final do dilúvio, com os poucos suprimentos que restavam na arca. Fizeram um pudim (uma sopa grossa, na verdade) à base de grão-de-bico, arroz, feijão, figos e damascos secos, laranja, uvas-passas, romã, mel, avelãs, pistaches, baunilha e água de rosas. 



No Turquia, no dia do Aşure, servem-se a sobremesa em tigelas, decorada com canela em pó, lascas de amêndoas e sementes de romã. É comum as famílias cozinharem o doce e entregar aos parentes, amigos e vizinhos. É bem gostoso por sinal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário