19.6.17

Roteiro de compras em Istambul

Você vai para a Turquia e quer algumas dicas de onde fazer compras? Então segue um pequeno roteiro de compras em Istambul:

Grand Bazar (Em turco: Kapalıçarşı)


Os bazares fazem parte da cultura turca e o Grand Bazar sem dúvida é o principal local de compras em Istambul. Ele é um dos maiores e mais antigos mercados cobertos do mundo, com mais de 60 ruas e mais de 4 mil lojas. 

A norma aqui é PECHINCHAR! Negocie os preços pois o valor inicial de um produto nunca é o valor que realmente custa. 

No Grand Bazar você encontra muitos produtos como: roupas, sapatos, bolsas, tapetes, joias, artesanatos, cerâmica, peças de decoração e muito, muito mais! Porém, devido ao grande número de turistas, as lojas do Grand Bazar costumam ter os preços mais salgados do que as lojinhas de rua espalhadas pela cidade, por exemplo. Se você decidir se aventurar pelas ruas de Istambul, certamente conseguirá economizar um dinheirinho nas compras.

Mas o legal é que os vendedores dos bazares estão muito acostumados a atender turistas e grande parte deles arrisca no português, então você não precisa entender inglês e muito menos turco para negociar os preços.

Horário de funcionamento: Aberto de segunda à sábado, das 9h às 19h. Fechado aos domingos.

Bazar Egípcio (Em turco: Mısır Çarşısı) 



O Bazar Egípcio, também conhecido como Bazar de Especiarias, é um outro bazar bem popular em Istambul e os preços são bem mais em conta. Possui apenas dois corredores e algo em torno de 100 lojas e você encontra muitas especiarias, doces turcos, objetos de decoração, roupas, frutas secas, acessórios, souvenirs (conhecido como "lembrancinhas"). 

Está localizado perto da Ponte de Galata, em frete à Yeni Camii (Mesquita Nova). A estação de tram mais próxima é Eminönü.

Horário de funcionamento: Aberto de segunda à sábado, das 8h às 19h. Fechado aos domingos.

Ruas de Comércio

Se você não tem medo de se perder e quiser se aventurar pelas ruas de Istambul, em Eminönü - região do Bazar Egípcio, você encontra muitas lojas de rua mas é preciso um pouco de paciência pra andar por aquela região. Minha tia carinhosamente apelidou Eminönü de 25 de Março da Turquia (paulistanos endenderão). 


Outro lugar bacana com muitas lojas de rua é a Avenida da Independência (Em turco: İstiklal Caddesi), um enorme calçadão no distrito de Beyoğlu. Lá você encontra muitas lojas de marcas turcas e de grandes marcas internacionais, restaurantes, cafeterias, casas de câmbio e muito mais. Lá está sempre cheio de gente, de dia e de noite também - onde você encontra bastante baladinhas. Mas é preciso se atentar pois os protestos que eventualmente ocorrem na cidade geralmente acontecem nesta região. Para sua segurança, mantenha-se distante de qualquer aglomeração. 

Shopping Cevahir 




Além dos bazares, Istambul conta com muitos shopping centers. Um dos meus preferidos é o Cevahir. Ele é considerado o segundo maior shopping center da Europa e o sétimo maior do mundo, com 420.000 m² de área. Todas as principais marcas de roupas estão presentes neste shopping e você consegue acessar a lista das lojas clicando AQUI.

Espero que este pequeno roteiro de compras em Istambul tenha sido útil pra você.

Beijos e até a próxima! 

Um comentário: