6.4.17

Segurança na Turquia

Frequentemente algumas pessoas se assustam quando ouvem falar que vou para a Turquia, e eu acabo ouvindo coisas do tipo:

"Tá doida menina? Lá tem bomba!"
"Nossa!! Você vai pro meio dos terroristas?"
"Menina! Mas você não tem medo não???"

hahahahaha Muita calma nesta hora, e vamos falar sobre segurança na Turquia.

Pois então, olhando a localização da Turquia no mapa, realmente.... Dá um pouquinho de medo dos países vizinhos.


A Turquia faz fronteira com oito países: a noroeste a Bulgária, a oeste a Grécia, a nordeste Geórgia, Armênia e Azerbaijão, e os mais assustadores: Irã ao leste e Iraque e Síria ao sudeste. 

Realmente, uma pessoa que nunca visitou a Turquia e só ouve as notícias transmitidas pelos noticiários é de ficar assustado e com medo mesmo! 

A Turquia - especialmente Istanbul, vem sendo o alvo de alguns atentados terroristas de uns tempos pra cá e este foi um dos motivos que optamos em deixar Istanbul para viver em uma cidade mais pacata. Mas mesmo com estes atentados eu me sinto mais segura na Turquia do que no Brasil.

CALMA!!! Esta é só a opinião PESSOAL de uma brasileira que já está na ponte aérea Brasil | Turquia à alguns anos. 

Daí você me pergunta por que eu penso desta forma? Então vamos lá, eu te pergunto:

Quantas pessoas são assassinadas brutalmente no Brasil a cada dia? 
Você se sente segura de sair na rua com o celular na mão? 
Você se sente segura em parar seu carro no semáforo? 
Você se sente segura em sacar dinheiro no caixa eletrônico? 

A minha resposta para todas as perguntas é NÃO! NÃO! NÃO!

Apesar de muitas pessoas falarem que é uma ignorância querer comparar violência urbana com terrorismo eu discordo totalmente. Eu acredito que a violência urbana também é um terrorismo afinal, que história é essa de não poder sair de casa morrendo de medo de tudo? Parar no semáforo e ter que fechar os vidros do carro. Isso não é o terror? Talvez eu digo isso pela minha experiência de vida... Eu já fui assaltada com uma arma na minha barriga, já tive o infortúnio de presenciar diversos tiroteios na minha frente e inclusive já tive que me abaixar no chão pra não ser atingida, já tive primo morto em assalto, já tive parente sequestrado. 

Pelo menos na Turquia deste medo urbano eu não sofro!!!

A Turquia é o país mais seguro do mundo? ÓBVIO que não!!! Se você está indo para a Turquia, é aconselhável seguir algumas recomendações de segurança:

- Evitar usar o transporte público em horários de pico;
- Evitar os grandes centros comerciais em horários de pico;
- Evitar multidões e manifestações de qualquer natureza;
- Evitar as imediações de edifícios militares.

Também não é aconselhável visitar as zonas de conflito na fronteira da Síria e o Iraque, assim como algumas províncias do sudeste da Turquia.


Segurança em Ankara
Evite todas as manifestações, em especial em Kizilay e Ulus, pois até reuniões pacíficas podem desencadear em confrontos ou incidentes violentos.
Segurança em Istanbul
Evite todas as manifestações, em especial em Taksim, pois até reuniões pacíficas podem degenerar em incidentes violentos e confrontos com as forças de segurança.
Para todas as demais cidades turcas:
Evite todas as manifestações, pois até reuniões pacíficas podem degenerar em incidentes violentos e confrontos com as forças de segurança.
Fronteira Turquia-Síria
Nas cidades mais próximas da fronteira com a Síria é muito grande o risco de ameaças terroristas, de confrontos ou atentados violentos de origem terrorista, tendo em conta a guerra na Síria e a instabilidade que se vem vivendo no Iraque.
É desaconselhável, em absoluto, todas as viagens para a região das províncias do sudeste da Turquia: Siirt, Sirnak, Mardin, Şanliurfa, Gaziantep, Kilis e Hatay. Sugere-se muito cuidado, também, em outras províncias da região, como Diyarbakir, Van, Osmaniye, Bitlis, Batman e Adiyaman.
Fronteira com o Iraque
É desaconselhável, em absoluto, qualquer travessia da fronteira terrestre com o Iraque. Embora a fronteira seja estritamente inspecionada pelas autoridades turcas, os vários movimentos terroristas ativos na região constituem uma ameaça séria à sua segurança. São desaconselhadas todas as viagens para as províncias de Siirt, Sirnak e Hakkari.
Região sudeste da Turquia
Tendo em conta o elevado grau de instabilidade e violência que sem vem vivendo na região do sudeste da Turquia com os frequentes confrontos violentos entre forças de segurança e elementos do PKK e o grande potencial de ameaça de ações violentas ou de terrorismo urbano, recomenda-se que se mantenha um constante nível de vigilância. É desaconselhável, em absoluto, viagens que sejam feitas de forma sozinha ou desacompanhada. Nos casos em que seja imprescindível a utilização de automóvel, recomenda-se que a condução se faça apenas durante o dia. Naquelas regiões, desaconselha-se a utilização de transportes públicos. São desaconselhadas todas as viagens para as províncias de Diyarbakir, Van, Osmaniye, Bitlis, Batman e Adiyaman, para além das províncias fronteira com a Síria e Iraque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário