9.4.17

Ramadan na Turquia

A Religião dominante na Turquia é o Islam e uma vez ao ano os muçulmanos celebram o mês sagrado do Ramadan.




O QUE É O RAMADAN?
O Ramadan é o nono mês do calendário islâmico, no qual acredita-se que o profeta Muhammed recebeu a revelação de Allah (Deus) dos primeiros versos do Alcorão. Neste mês os muçulmanos jejuam do nascer do sol até o pôr-do-sol. Durante o horário do jejum os muçulmanos devem se abster de:
- Comida
- Água
- Relações sexuais
- Cigarro / Álcool ou qualquer outro vício

Durante o jejum os muçulmanos fazem suas orações e se aproximam ainda mais de Allah (Deus).

QUEM DEVE FAZER O JEJUM?
Todo muçulmano | muçulmana mentalmente e fisicamente normal, que tenha boa saúde.

Quem atingiu a idade da puberdade que é normalmente 14 anos. Os menores de 14 anos são estimulados a iniciarem nesta prática a níveis mais simples, jejuando durante poucas horas de maneira que, ao atingirem a idade da puberdade, estejam preparados física e mentalmente para fazerem o jejum.

A pessoa deve estar absolutamente segura de que o jejum não lhe vai causar nenhuma perturbação física ou mental, a não ser as reações normais à fome e à sede.


QUEM NÃO PRECISA FAZER O JEJUM
Crianças que não atingiram a idade da puberdade.

Pessoas com problemas mentais que não são responsáveis por suas ações.

Homens e Mulheres que sejam muito velhos e fracos. Mas para não jejuar eles devem oferecer, pelo menos, uma refeição média completa por dia (ou o valor equivalente) a um Muçulmano pobre.

Os doentes cuja saúde possa ser gravemente prejudicada pelo jejum. Estes poderão adiar o jejum e fazê-lo depois que se recuperarem.

Pessoas que estão em viagem. Neste caso, podem interromper temporariamente o jejum durante a viagem, e fazê-lo depois. Mas, conforme o Alcorão, é melhor fazerem jejum, se puderem.

Mulheres grávidas ou as que amamentam os seus filhos podem também renunciar ao jejum, se este colocar em perigo a própria saúde ou a das crianças. No entanto, terão que recuperar depois, todos os dias perdidos de jejum.

Mulheres no período da menstruação (o máximo dez dias) ou no período de pós-parto (o máximo quarenta dias). Nestes casos, é vedado o jejum, mesmo que queiram e possam fazê-lo. Terão que adiar, e só depois do período acima indicado, deverão recuperar os dias de jejum perdidos.

QUANDO É O RAMADAN?
O Islam segue o calendário lunar e isto quer dizer que todos os anos a data dos feriados religiosos mudam.

Neste ano de 2017 o Ramadan começa em 27 de maio e termina em 25 de junho.


E NA TURQUIA, COMO É O RAMADAN? TODOS JEJUAM?
A grande maioria da população jejua mas sempre tem os que não jejuam. Esta prática, claro, vai da fé e da religiosidade de cada um. Mas saiba que, mesmo os que não jejuam respeitam absolutamente os demais. Então, se você pretende visitar a Turquia nesta época: não esqueça do respeito, okey?

Evite comer ou beber na rua ou em público em respeito aos que jejuam. Da mesma forma, evite fumar na rua ou em público.

Muitos restaurantes ficam fechados durante todo o horário do jejum. Nas regiões turísticas os restaurantes funcionam normalmente, até mesmo por que ninguém é obrigado a ficar sem comer hahaha. Só evite comer na frente de quem está com fome.

Muitas famílias preparam sua comida em casa e saem para comer na rua, em praças, como um grande piquenique.

Em Istanbul, o iftar - a refeição da quebra do jejum ao pôr-do-sol, é servida gratuitamente em diversos locais públicos e é lindo de se ver. Quando começa o ezan - o chamado da oração, que ecoa de todas as mesquitas, todos se unem para a refeição e vira um grande banquete de confraternização. Não é preciso ser muçulmano ou muçulmana para participar do iftar, todos são alimentados com alegria.




No ano passado eu compartilhei algumas coisinhas do Ramadan lá no meu canal do YouTube e este ano pretendo compartilhar mais e mais coisas, então fique de olho nas minhas redes sociais.

Tem alguma dúvida? É só deixar nos comentários.

Beijo, beijo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário