30.3.17

"Quando na Turquia, faça como os turcos"

Vira e mexe escuto muitas pessoas reclamando da cultura turca, de suas tradições e costumes e o fato que mais me chama a atenção é que muitas vezes estas pessoas nunca visitaram a Turquia. 
Se adaptar em um país diferente não é lá tarefa muito fácil. Não mesmo! Mas tem uma frase que eu acho perfeita: "Quando em Roma, faça como os romanos".

Conta a história que quando Santo Agostinho chegou em Milão para assumir o papel de professor de retórica para a Corte Imperial, ele observou que segundo a igreja de lá o dia de jejuar era na sexta-feira e não aos sábados, como era em Roma.

Santo Agostinho ficou confuso de como deveria agir e consultou Santo Ambrosio, o mais sábio bispo de Milão, que respondeu: "Quando estou em Roma eu jejuo no sábado, quando estou em Milão eu jejuo na sexta-feira. Siga o costume da Igreja do lugar onde você está".

Hoje, a frase "Quando em Roma, faça como os romanos" é usada por viajantes e mostra a importância de se ajustar aos costumes e cultura do lugar que está se visitando ou morando.

E porque estou falando isso? Por que se você tem isso bem claro em sua mente, a sua adaptação será bem mais fácil e você não vai sofrer tanto com o tal do choque cultural. Então minha amiga, entenda que uma cultura nunca vai mudar para se ajustar ao seu modo de vida. Quem tem que se ajustar é VOCÊ! Fuja das comparações, seja educada e respeite os costumes do país que você escolheu estar. Ninguém pode te obrigar a ir e ninguém pode te obrigar a ficar. Graças a Deus temos o nosso livre arbítrio e temos o direito de ir e vir.  
Então... Quando na Turquia, faça como os turcos. E seja feliz!

Vai um chazinho aí?


Nenhum comentário:

Postar um comentário