22.3.17

A moeda turca

A moeda oficial da Turquia é a Lira Turca - em turco: Türk Lirası (código TL ou ₺). 

A lira turca equivale quase o mesmo que o Real e você pode consultar o câmbio do dia no conversor de moedas do site do Banco Central do Brasil

As notas de Lira Turca são de 5, 10, 20, 50, 100 e 200 liras.



Muitas pessoas me perguntam qual moeda levar em viagem para Turquia. Eu nunca vi Lira Turca pra vender aqui em São Paulo e sendo assim, e eu acredito que a melhor opção é levar Euro ou Dólar Americano e trocar por Liras em qualquer casa de câmbio espalhadas por toda a Turquia. 

Istanbul possui muitas casas de câmbio em todo canto: aeroporto, shoppings, ruas e principalmente nas regiões turísticas, próximo das principais atrações.


SACANDO DINHEIRO NOS CAIXAS ELETRÔNICOS

Antes da sua vigem é aconselhável que você vá até a sua agência bancária e verifique com o seu gerente se o seu cartão está habilitado para saques internacionais no débito. Você também pode solicitar esta informação pelo telefone, na sua central de cartões. Se o cartão não estiver habilitado eles poderão habilitar pra você na hora. Aproveite e já se informe quais as taxas de saque que serão cobradas.


Com o seu cartão de débito devidamente habilitado para saque no exterior, você poderá sacar Liras em qualquer caixa eletrônico que tenha o símbolo da bandeira do seu cartão (Visa, Maestro, MasterCard, etc.). A maioria dos caixas eletrônicos aceitam os nossos cartões e possuem menu em inglês. Ao inserir o cartão é só escolher a opção de SAQUE e DÉBITO, informar a quantia em dinheiro que deseja sacar e prontinho! A única diferença no saque é que o o menu do caixa eletrônico estará todo em inglês. 


USANDO CARTÃO DE CRÉDITO

Eu particularmente não acho vantagem usar cartões de crédito pois as taxas de IOF são bem altas e quando a fatura chegar na sua casa você vai ter um mini infarto rsrs. Tente evitar ao máximo e só use em caso de emergências. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário