23.11.15

Sistema de saúde na Turquia


Oi, tudo bem?

O post de hoje é para contar a minha primeira experiência com o sistema de saúde na Turquia.

Desde a primeira vez que vim para a Turquia graças a Deus nunca precisei ir ao médico, mas desta vez uma terrível infecção bacteriana na garganta me pegou de jeito e precisei ir ao médico para comprar antibiótico.

Apesar de algumas brasileiras que vivem aqui afirmarem que compram antibióticos em qualquer farmácia sem receita médica, fomos em algumas farmácias tentar comprar antibiótico mas todas se recusaram a vender sem a receita. Falta de sorte, talvez... O jeito foi procurar o médico.

Se você pretende vir morar na Turquia é imprescindível que faça um seguro saúde, isto é necessário inclusive para a sua permanência por mais de 3 meses no país. Como eu cheguei de volta há pouco tempo, eu ainda não tenho seguro saúde.

Na frente de casa tem um postinho de saúde do governo, o Sağlık Bakanlığı, demos uma passadinha lá mas infelizmente não puderam me atender por eu não ter um número de identidade turco. Me orientaram ir ao hospital público Sait Çiftçi Devlet Hastanesi que atende estrangeiros. E lá fomos nós...


Por ser estrangeira tive que pagar 60 liras pela consulta, valor que achei ok visto que se fosse em um hospital privado seria bem mais caro... Exames seriam cobrados a parte.
O atendimento foi super rápido! Em exatos 24 minutos já estávamos saindo do hospital. Achei a médica um pouco "grossa" e arrogante. Não gostei do atendimento dela. Mas como tudo que eu precisava era de uma receita médica, saí do hospital com a bendita receita e tá tudo certo! Rsrsrs

Ela me receitou 3 remédios e eu perguntei para o Tolga: "De quantas em quantas horas? Por quantos dias devo tomar?" E ele me disse que isso quem fala é o farmacêutico. Achei engraçado e no mínimo diferente o fato de não ser o médico que orienta o paciente como deve tomar a medicação. 

Ela receitou a Amoxicilina, Paracetamol e um medicamento para fazer gargarejo. O total dos três remédios foi apenas 19 liras. Achei bem barato! 



Então é isso, espero que este post possa ajudar alguém.

Beijos e até a próxima!

Um comentário: